logo BVS

Pesquisa em outros segmentos:

Doença de Chagas | Produção Intelectual | Banco de Imagens |


Base de dados:
BVChagas-SC
Pesquisar:
PESQUISA CIENTIFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 17   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:654
Autor:Póvoa, Hélion
Título:A lição posthuma de Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; nov. 29, 1938. 4 p. . (Correio da Manhã).
Resumo:O autor enaltece a importância da obra científica de Carlos Chagas e destaca, na sua biografia, o empenho em buscar soluções para os problemas sanitários do interior do país. Presta homenagem à viúva Íris Lobo Chagas pela dedicação em preservar a sua memória.
Descritores:Saneamento Rural
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

  2 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:638
Título:Consagração estrangeira e pedradas brasileiras.
Fonte:Rio de Janeiro; dez. 07, 1923. 1 p. . (Gazeta de Notícias).
Resumo:Chama a atenção para o contraste entre o reconhecimento conferido à obra científica de Carlos Chagas no exterior e as acusações por ele recebidas de colegas brasileiros, por ocasião da polêmica travada na Academia Nacional de Medicina quanto a diversos aspectos da tripanossomíase americana, entre eles a autoria da descoberta e a extensão e importância da doença.
Descritores:Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Doença de Chagas
Jornalismo Científico
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana; Chagas, Carlos

  3 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:591
Título:O Brasil na Faculdade de Medicina de Paris. O valor dos estudos de um brasileiro notavel.
Fonte:Santos; jul. 17, 1920. 177 p. . (Jornal da Noite).
Resumo:Enaltece a excelência da ciência médica brasileira, dando destaque às pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oswaldo Cruz. Como exemplo do reconhecimento internacional conferido a estes trabalhos, transcreve as palavras com que o professor Emille Brumpt se referiu, em aula inaugural na Faculdade de Medicina de Paris, à importância da descoberta da tripanossomíase americana por Carlos Chagas.
Descritores:Doença de Chagas
Ciências da Saúde
 Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
 Jornalismo Científico
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana; Instituto Oswaldo Cruz; Chagas, Carlos

  4 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:558
Autor:Perleth, Matthias
Título:Historical aspects of American Tripanosomiasis (Chagas’ Disease). v.43
Fonte:Berlin; Frankfurt am Main; 1997. 171 p. .
Resumo:Parte de uma série de publicações destinadas a discutir os problemas de saúde em países em desenvolvimento, o livro apresenta uma revisão geral da história da doença de Chagas no Brasil ao longo da vida de Carlos Chagas e da importância sócio-econômica desta enfermidade no continente latino-americano. Chama a atenção para a inserção da descoberta da tripanossomíase americana no campo dos estudos sobre protozoários desenvolvidos na Europa desde o final do século XIX, atribuindo a esta associação o interesse e o reconhecimento internacional imediatamente conferidos à nova doença. Nesse sentido, analisa com particular ênfase a influência que o modelo e as técnicas da escola alemã de protozoologia exerceram sobre os rumos iniciais das investigações realizadas sobre o assunto no IOC.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Saúde Pública
Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana; Protozoologia; Chagas, Carlos

  5 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:545
Autor:Kropf, Simone Petraglia; Azevedo, Nara; Ferreira, Luiz Otávio
Título:Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil.
Fonte:Rio de Janeiro; ago. 2000. 347-365 p. . (Ciênc. saúde coletiva, 5, 2).
Resumo:O objetivo do artigo é analisar dois períodos da trajetória de consolidação e legitimação científica e social da doença de Chagas, descoberta em 1909 no interior de Minas Gerais por Carlos Chagas: primeiramente, a fase das pesquisas em Lassance, durante a vida de Chagas, em que foram formulados os enunciados básicos sobre a doença, e, em seguida, a atuação, nas décadas de 40 e 50, do grupo de pesquisadores reunidos no Centro de Estudos e Profilaxia da Moléstia de Chagas, posto do Instituto Oswaldo Cruz na cidade mineira de Bambuí. Considera-se que a descoberta da tripanossomíase americana, no sentido da validação dos conhecimentos que tornaram a doença um objeto estabelecido e aceito, deu-se mediante um processo longo que ultrapassou não somente o episódio de identificação da nova doença mas inclusive o período em que, em Lassance, as pesquisas foram ampliadas por Chagas e seus colaboradores. Nesse sentido, aponta-se que o trabalho desenvolvido em Bambuí foi responsável por garantir um acordo básico em torno da especificidade patológica e da relevância social da doença, a partir do qual esta tornou-se efetivamente reconhecida tanto como fato científico estabelecido quanto como problema de saúde pública no Brasil.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Saúde Pública
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana; Instituto Oswaldo Cruz; História da ciência; Chagas, Carlos
Meio Eletrônico:Texto completo

  6 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:538
Autor:Coutinho, Marilia
Título:Ninety years of Chagas Disease: a sucess story at the periphery.
Fonte:London; ago. 1999. 519-549 p. . (Social Studies of Science, 29, 4).
Resumo:Analisa a pesquisa sobre a doença de Chagas no Brasil como um caso de sucesso científico em países periféricos, demarcando-a em quatro períodos. Depois de uma fase heróica de prestígio e reconhecimento internacional, a descoberta e o estatuto de fato científico conferido à doença teriam sido desconstruídos, pelos ataques feitos a Chagas a partir da década de 1910 na Argentina e na Academia Nacional de Medicina, tendo o tema perdido sua projeção na comunidade acadêmica de pesquisa e ensino no Brasil. Essa situação só se modificaria nas décadas que se seguiram à morte de Chagas, com a reconstrução do interesse pelo assunto proporcionada por trabalhos realizados na Argentina e no Brasil. Contudo, somente a partir de 1960 a doença conquistaria novamente o reconhecimento internacional, como objeto de uma forte comunidade de biologia molecular, formada nesta década em consonância com as tendências mundiais de renovação metodológica da parasitologia. Com base em análise bibliométrica da produção científica no país ao longo dessas quatro fases, a autora afirma que a história da pesquisa em doença de Chagas é marcada por dois momentos de conformidade aos padrões científicos internacionais, quais sejam o início heróico e esta última fase referida à parasitologia molecular, separados por um longo período de isolamento em relação ao cenário internacional, entre 1916 e 1960. Nestes períodos de integração à comunidade biomédica mundial, a doença de Chagas teria sido tema constitutivo de uma excelência científica na periferia.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase americana; História da ciência

  7 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:529
Autor:Albuquerque, Marli de
Título:Le processus historique de découverte de la trypanosomiase américaine et la parasitologie française: Du paludisme à la maladie de Chagas ou de Laveran à Carlos Chagas.
Fonte:Paris; s.n; 1994. 161 p. .
Tese:Apresentada a Université Paris X - Nanterre para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:O trabalho constitui uma investigação histórica sobre a doença de Chagas com o objetivo de analisar o processo de produção de saberes no domínio da biomedicina, considerando seu caráter interdisciplinar, resultante da articulação de teorias e práticas nos campos da patologia, entomologia, histologia, química, etc., em direção à formulação e à confirmação das hipóteses da pesquisa experimental, favorecendo as descobertas da medicina no começo do século XX.
Descritores:Doença de Chagas/hist
Doenças Transmissíveis
Política de Saúde
Parasitologia
Brasil
 Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Descritores Locais:Tripanossomíase americana; Medicina Experimental; Protozoologia

  8 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:505
Autor:Villela, Eurico
Título:Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; nov. 1934. I-XXIII p. ^bilus. (Mem. Inst. Oswaldo Cruz, 29, 1).
Resumo:Neste texto, publicado logo após o falecimento de Carlos Chagas, Eurico Villela exalta sua vida e sua obra como representante da escola científica fundada por Oswaldo Cruz. Salienta a importância científica e social dos trabalhos que realizou sobre a nova doença por ele identificada e transcreve as palavras com que o próprio Chagas descreveu o processo da descoberta e da sistematização dos primeiros conhecimentos sobre a tripanossomíase americana. Comenta, em seguida, os diversos campos de atuação de Chagas ao longo de sua vida, destacando a importância de seu trabalho como diretor do Instituto Oswaldo Cruz e as qualidades que o distinguiam em sua dedicação à ciência e à saúde pública.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana
Meio Eletrônico:Texto completo

  9 / 17
BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:495
Autor:Pinto, G. de Souza
Título:Contribuições originaes de Carlos Chagas á epidemologia e á prophylaxia da malaria.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 1936. 307 p. . (A Folha Medica, 27, 21).
Resumo:Analisa a contribuição de Carlos Chagas para o estudo e o combate da malária. Destaca a importância da teoria, por ele formulada, segundo a qual trata-se de uma infecção domiciliária, tese que seria posteriormente reconhecida em todo o mundo e que fundamentou a proposição do método profilático por meio do combate ao mosquito transmissor no interior das habitações. Entre as outras realizações de Chagas nesse domínio, aponta a verificação de uma variedade de Plasmodium falciparum (protozoário causador da malária) responsável pelas formas clínicas graves da doença, a descoberta de fenômenos biológicos dos anofelinos (mosquitos transmissores da doença), e a descrição de uma nova espécie destes insetos, por ele denominada Cellia brasiliensis.
Descritores:Malária/epidemiol
Malária/prev
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Chagas, Carlos

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:491
Autor:Marchoux, Emille
Título:Notice nécrologique sur Carlos Chagas (de Rio de Janeiro) (1879-1934).
Fonte:Paris; Masson et Cie; 1934. 7 p. .
Resumo:Comenta a trajetória biográfica de Carlos Chagas, detendo-se no momento da descoberta, em Lassance, da tripanossomíase americana. Relata as questões abordadas em suas investigações científicas sobre diversos aspectos da nova doença. Rebate aqueles que o acusaram de haver superestimado a importância da moléstia e de ter cometido graves equívocos na interpretação de certos resultados de suas pesquisas. Reitera o valor da descoberta de Chagas, salientando o prestígio por ele alcançado entre os cientistas de todo o mundo, bem como a proeminência com que se destacou nos vários cargos e funções que desempenhou ao longo de sua vida.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Biografia
 Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:490
Autor:Marchoux, Emille
Título:Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; jul. 25, 1936. 313-314 p. . (A Folha Medica, 27, 21).
Resumo:Aponta as várias questões estudadas por Carlos Chagas, ao longo de sua vida, a respeito da doença por ele descoberta. Salienta que sua obra deixou para os cientistas um campo aberto de pesquisas a serem aprofundadas sobre um problema importante que afeta as populações da América do Sul.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:486
Autor:Magalhães, Octavio de
Título:Un poco de la vida de Carlos Chagas.
Fonte:Mendoza; Best Hermanos; 1944. 16 p. .
Conferência:Apresentado em: Conferência na Faculdade de Medicina,Universidade de Minas Gerais, Minas Gerais, 30 maio 1941.
Resumo:Versão em espanhol da conferência pronunciada na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em 30 de maio de 1941, por ocasião da fundação do grêmio estudantil "Carlos Chagas". Afirmando ser Carlos Chagas um exemplo a ser seguido pelos jovens, menciona a importância de seus estudos sobre a malária e da descoberta da tripanossomíase americana. Salienta que o próprio Chagas estudou os vários aspectos da doença por ele descoberta, fato excepcional na história da medicina. Refere-se em seguida às ações de Chagas como diretor do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde pública e como professor catedrático de Medicina Tropical. Destaca alguns títulos e condecorações por ele recebidos e sua participação em congressos no exterior. Enaltece sua preocupação com os problemas sociais do Brasil, destacando-se como pioneiro na luta pelo saneamento rural do país. Cita declarações de alguns professores e médicos que questionaram sua autoria da descoberta da tripanossomíase americana, bem como a relevância da doença, por ocasião da polêmica travada no início da década de 20 na Academia Nacional de Medicina. Atribui a essa campanha de descrédito o esquecimento a que ficou relagado o estudo da doença durante anos e afirma que a reabilitação da obra de Chagas deveu-se aos estudos realizados na Argentina por Salvador Mazza e seus colaboradores.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:477
Autor:Lewinsohn, Rachel
Título:Carlos Chagas (1879-1934): the discovery of trypanosoma cruzi and of American Trypanosomiasis (foot-notes to the history of Chagas´s disease).
Fonte:London; 1979. 513-523 p. . (Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, 73, 5).
Resumo:O texto aborda a descoberta da tripanossomíase americana por Carlos Chagas, destacando suas peculiaridades e sua importância científica. Em seguida, comenta a história de vida de Berenice, primeiro caso humano da doença identificado por Chagas em 1909 e a controvérsia em torno da hipótese de que Charles Darwin teria contraído a moléstia. Após referir-se às críticas recebidas por Chagas pelos que questionaram a existência e a relevância da tripanossomíase americana, a autora chama a atenção para o ambiente social e intelectual a partir do qual ele desenvolveu sua carreira científica.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana; Chagas, Carlos

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:476
Autor:Leonard, Jonathan
Título:Carlos Chagas, pioneiro de la salud en el interior del Brasil.
Fonte:Washington; 1991. 185-198 p. ^bilus. (Boletin de la Oficina Sanitaria Panamericana, 110, 3).
Resumo:Traça uma síntese da biografia de Carlos Chagas, mencionando a infância em Minas Gerais, o curso de medicina no Rio de Janeiro, a tese de doutoramento em Manguinhos e as campanhas de combate à malária. Descreve com detalhes o processo da descoberta, em Lassance, da tripanossomíase americana e, em seguida, relata os estudos que Chagas desenvolveu nos anos subsequentes, sobre vários aspectos da doença. Comenta as dúvidas que, na Argentina e no Brasil, foram lançadas quanto à existência e à extensão da tripanossomíase americana, atribuindo-as às dificuldades no diagnóstico da doença. Menciona os estudos realizados por Salvador Mazza, identificando numerosos casos agudos da moléstia na Argentina, como marco inicial do processo de reabilitação das idéias de Chagas, que culminaria, no final dos anos 60, com a comprovação definitiva pela Organização Mundial de Saúde da grande extensão da doença na América do Sul. O artigo conclui alertando para o desafio, ainda presente, de solucionar esse importante problema de saúde pública que é a doença de Carlos Chagas.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Saúde Pública
Brasil
 Bibliografias
 Biografia
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana
Meio Eletrônico:Texto completo

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:475
Autor:Leal, Eutychio
Título:Recordando a obra de Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; Sodré & Cia; s.d. 19 p. .
Resumo:Separata contendo quatro pequenos textos. No primeiro, o autor aborda aspectos da campanha de profilaxia da doença de Chagas desenvolvida em Bambuí, Minas Gerais, por Emmanuel Dias, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz. No segundo, descreve o processo da descoberta, por Carlos Chagas, da nova doença que levaria seu nome. No texto seguinte, comenta a importância do Serviço de Estudo das Grandes Endemias (SEGE), criado por Evandro Chagas no Instituto Oswaldo Cruz, no sentido de disseminar entre os médicos do interior as noções básicas para a identificação clínica e o diagnóstico da doença de Chagas. Finalmente, o quarto texto apresenta um balanço dos estudos científicos relativos à tripanossomíase americana nas décadas de 20 e 30, negando a tese de que, após a polêmica travada em 1923 na Academia Nacional de Medicina, a doença teria entrado num período de esquecimento.
Descritores:Doença de Chagas/prev
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana; Chagas, Evandro

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:472
Autor:Godinho, Victor
Título:Dr. Carlos Chagas.
Fonte:São Paulo; set. 15, 1912. 336-337 p. . (Rev. med. (São Paulo), 15, 17).
Resumo:Texto produzido por ocasião da visita de Carlos Chagas a São Paulo, onde proferiu conferência sobre a tripanossomíase americana. O autor refere-se às atividades de Chagas como discípulo de Oswaldo Cruz no Instituto de Manguinhos, destacando a campanha contra a malária realizada em Itatinga (São Paulo), e descrevendo os passos que o levaram a descobrir em Minas Gerais uma nova doença humana. Comenta em seguida os estudos desenvolvidos até então por Chagas sobre a tripanossomíase americana e, mencionando o renome internacional por ele conquistado, o compara ao cientista francês Louis Pasteur. Finaliza chamando a atenção para a importância social do trabalho de Chagas e aponta sua preocupação em delimitar a extensão da doença no território nacional.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
rasil
Descritores Locais:Tripanossomíase Americana

BVChagas-SC
selecionar
imprimir
Id:454
Autor:Amato Neto, Vicente
Título:A vida e a obra de Carlos Chagas.
Fonte:Rio de Janeiro; out. 1950. 82-91 p. . (Imprensa Médica, 442).
Resumo:Comenta os principais marcos da trajetória biográfica de Carlos Chagas, destacando sua atuação como diretor do Instituto Oswaldo Cruz e do Departamento Nacional de Saúde Pública e como membro do Comitê de Higiene da Liga das Nações. Descreve as fases da descoberta da doença que leva seu nome e salienta a preocupação de Chagas, ao longo de sua vida, com as condições de vida das populações rurais do Brasil. Por fim, aponta suas principais contribuições para a pesquisa científica e o ensino da medicina no país.
Descritores:Doença de Chagas
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Pesquisadores
Médicos
Brasil
 Biografia
 Bibliografias
Descritores Locais:Tripanossomíase americana



página 1 de 1


Base de dados BVChagas-SC

Formulário avançado

Pesquisar por: Formulário livre

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3